As Marvels já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas no Brasil

As Marvels precisou de três semanas para alcançar números que 60% dos filmes da Marvel conquistaram somente em seu fim de semana de estreia.

As Marvels já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas no Brasil
ATÉ NO BRASIL O FILME FLOPOU

As Marvels ficou em terceiro lugar no ranking do último fim de semana na bilheteria do Brasil, sofrendo mais uma queda dura.

O longa, que ficou atrás de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes e do estreante Napoleão, arrecadou R$ 1,85 milhão e vendeu 99 mil ingressos para as salas nacionais em seu terceiro fim de semana. Com isso, As Marvels sofreu uma queda de 51% em relação à semana anterior.

Dos 33 filmes lançados pelo MCU até hoje, dez deles (As Marvels incluso) caíram mais de 50% no terceiro fim de semana. Destes, um é Vingadores: Ultimato (-51%), também conhecido como o blockbuster mais aguardado da história, cujo volume de bilheteria nas semanas iniciais foi tão grande que quedas proporcionalmente maiores que as de outros filmes da Marvel seriam inevitáveis.

Alguns dos outros são filmes em que sua terceira semana foi logo após um feriado prolongado, que acabou inflando a bilheteria da segunda e, portanto, gerou uma queda acima da média na terceira. São eles Vingadores: Era de Ultron (-51%, o que ainda foi o suficiente para vender mais de 1 milhão de ingressos naquele fim de semana), Doutor Estranho (-52%) e Thor: Ragnarok (-57% logo após o Dia de Finados). Já Homem-Aranha: Longe de Casa caiu quase 52% por ter sua terceira semana coincidindo com a monstruosa abertura de O Rei Leão, até hoje uma das maiores da história do Brasil.

Entre os restantes, temos longas como Viúva Negra (-51%) e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (-58%) que não tiveram nenhuma dessas desculpas, de modo que suas quedas acima da média (ou bem acima, no caso de Doutor Estranho 2) só se explica pela recepção medíocre da audiência.

No caso de As Marvels, é mais provável que os motivos de sua queda sejam mais similares aos de Multiverso da Loucura. Sim, de fato houve um feriado no último dia 15, porém ele caiu numa quarta-feira, tornando difícil para muitos o emendarem. Dificilmente seus efeitos ainda seriam sentidos neste último fim de semana.

Portanto, os números deixam claro que As Marvels está com um boca a boca medíocre, incapaz de transformá-lo num autêntico blockbuster. É o mesmo problema que acometeu Viúva Negra, Multiverso da Loucura e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, os quais tinham alcançado cerca de 87% do que viria a ser seus públicos finais na terceira semana, um valor acima da média do MCU no Brasil, que é de 80%.

A diferença é que estes três estavam com totais acumulados bem superiores aos de As Marvels, em especial Doutor Estranho 2, que finalizou com quase 8,5 milhões de espectadores. Já a sequência de Capitã Marvel tem até o momento 1,06 milhão de ingressos e R$ 21,3 milhões em arrecadação, um total simplesmente pavoroso para um filme de heróis de grande orçamento.

Para resumir: As Marvels alcançou um acumulado pavoroso em três semanas de exibição e dá sinais de que está caindo rápido e com dificuldades para atrair a audiência. O longa não deve chegar nem aos 2 milhões de ingressos vendidos, o que é o mínimo atingido por todos os filmes da Marvel Studios, com exceção de O Incrível Hulk.

Sério, até Besouro Azul e Mulher-Maravilha 1984 conseguiram bater esta marca.

Enfim, o fracasso vai se confirmando, tanto nos EUA e mundo quanto aqui no Brasil. Mas e você, acha que As Marvels vai terminar com quanto nas bilheterias nacionais e mundiais? Deixe seu comentário aí embaixo!

Fonte: Filme B

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
Leia também
Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.