Flop: Os 12 maiores FRACASSOS da Marvel nas bilheterias

A Marvel é uma das marcas mais famosas independente de qual mídia ou tipo de produto. A Casa das Ideias começou e estourou ao ajudar a revolucionar o universo...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Elvis de Sá
Publicado em 20/11/2021 - 07h12


Publicidade
LEIA TAMBÉM




A Marvel é uma das marcas mais famosas independente de qual mídia ou tipo de produto. A Casa das Ideias começou e estourou ao ajudar a revolucionar o universo das HQs com seus heróis que mudaram a mídia para sempre e até hoje estão no imaginário dos fãs.

Depois de anos de animações e séries, foi só nos anos 2000 onde a Marvel começou a apostar de verdade nos cinemas. Foi por volta do mesmo período em que tivemos alguns dos pilares do gênero de heróis em Hollywood, que concretizaram o gênero e o transformou na fábrica de dinheiro que temos hoje.

Publicidade

Os primeiros filmes dos X-Men e do Homem-Aranha são reconhecidos até hoje por sua importância. E em 2008 tivemos o início da aposta mais arriscada do então formado Marvel Studios, como um estúdio de fato e dando o chute inicial para seu universo cinematográfico, algo inimaginável na época.

A aposta deu mais do que certo, e a Marvel Studios não só emplacou uma verdadeira febre em Hollywood, como obrigou outros estúdios como Warner e Fox a tentarem fazer algo parecido. Que precisavam ir atrás dos filmes da Marvel, cada vez mais lucrativos!

Publicidade

Não é à toa, os filmes da Marvel foram uns dos primeiros a bater a marca de 1 bilhão de dólares na bilheteria mundial, algo que passou a ser frequente na época pré-Covid. Deixando isso eternizado, Vingadores: Ultimato é a SEGUNDA maior bilheteria da história do cinema.

Publicidade

Nem só de grandes sucessos vive a Marvel

Tendo ficado por uns bons meses no topo do ranking, até o relançamento de Avatar botar os Vingadores de volta ao segundo lugar. Jogando vários filmes na lista dos 10 maiores sucessos da história do cinema.

Entretanto, é óbvio que a Marvel não é feita só de sucessos que quebraram recordes financeiros. Sim, é meio raro, mas a Casa das Ideias já passou por muitos problemas e coleciona uma lista de FLOPS que muitos preferem esquecer.

Publicidade

Por isso, separamos a lista com os 10 filmes mais flopados da Marvel. Seja pela Marvel Studios, Sony, Fox ou Universal! Vamos para o Hall da Vergonha, mas lembrando que a lista não considera alguns fatores como inflação, a época de lançamento, classificação, orçamento e etc… Mas são flops!

Confira:

Publicidade

12. X-Men: Fênix Negra (2019)

Os X-Men foram um dos responsáveis pela nova era dos heróis no Século 21. Embora nunca tenham feito 1 bilhão, os filmes sempre foram sucessos proporcionais. Infelizmente, depois do seu ápice financeiro que foi Dias de um Futuro Esquecido, os mutantes nunca mais foram os mesmos.

Publicidade

E o fim da Era dos Mutantes na antiga Fox chegou com uma verdadeira bomba nas bilheterias. Fênix Negra conquistou míseros 252 milhões na bilheteria mundial. Ainda mais quando consideramos que o filme teve um orçamento de 200 milhões, sem contar as despesas de marketing, refilmagens e etc!

É basicamente o custo de um filme normal da Marvel Studios que costuma render até 1 bilhão. A grande decepção da Fox com sua propriedade pode ter sido um grande fator a impulsionar a venda do estúdio para a Disney.

Publicidade

Se o número já é baixo, quando vemos a bilheteria doméstica, que foi de apenas 65 MILHÕES!

11/10. O Hulk não esmaga a bilheteria

Publicidade

Apesar de estar brilhando nos bilionários filmes dos Vingadores e ser um dos heróis mais tradicionais das telas, o Hulk sozinho nunca fez uma bilheteria muito satisfatória. Podendo ser esse o grande motivo da Universal nunca mais ter feito um filme solo do verdão.

‘Hulk’, de 2003, conquistou 245 milhões mundialmente. Enquanto ‘O Incrível Hulk’, a versão do MCU, fez um pouquinho a mais, com 264 milhões.

Publicidade

O golpe financeiro que rebaixou o Hulk à coadjuvante de luxo em outros projetos.

9. Demolidor – O Homem Sem Medo (2003)

Publicidade

No mesmo ano em que o Hulk desapontava nas bilheterias, a estreia do Demolidor nas telonas não ficou marcada apenas como a vergonha de Ben Affleck.

O longa arrecadou apenas 179 milhões mundialmente. Não está muito distante de bilheterias medianas para os padrões da época, mas ainda assim é abaixo!

Publicidade

8. Quarteto Fantástico (2015)

O Quarteto Fantástico de 2015 está em oitavo lugar nessa lista, mas poderia facilmente ficar em primeiro lugar. Isso quando consideramos a proporção do projeto, sua ideia de orçamento e… ser o maldito QUARTETO FANTÁSTICO!

Publicidade

Além de ser um dos filmes mais massacrados pela crítica e pelos fãs, a bilheteria do filme de Josh Trank foi uma das mais baixas de 2015: com apenas 167 milhões. Nos EUA, a bomba é realmente FANTÁSTICA, arrecadando apenas 56 milhões. Boa sorte para o Quarteto do MCU!

7/6. Que isso… Blade?!

Publicidade

‘Blade: O Caçador de Vampiros’ é um dos filmes marcantes do universo Marvel ainda no final dos anos 90, iniciando a trilogia do vampirão marvete e eternizando Wesley Snipes no papel.

Porém, os filmes da trilogia nunca se deram muito nas bilheterias. O primeiro e o terceiro filme (Blade Trinity) arrecadaram o mesmo valor ambos: 131 milhões.

Publicidade

Temos que considerar que um filme é de 1998 e o outro de 2004, então o valor não tem o mesmo peso dos dias de hoje. Além do fato de serem filmes com censura +18. Tecnicamente, ele nem é um fracasso de fato. Já que os orçamentos desses filmes ficavam em volta de 40-60 milhões. Fica a seu critério!

5. Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança (2011)

Publicidade

Na tentativa de emplacar mais filmes para adultos, o Motoqueiro Fantasma de Nicolas Cage ganhou sua segunda e última tentativa em 2011. O resultado foi um filme que dividiu os fãs, entre quem AMOU a doideira que ele é, e quem odiou.

Mas mesmo podendo ser um dos clássicos cult da Marvel, o filme não agradou o público, amargurando com meros 132 milhões de bilheteria.

Publicidade

4. Elektra (2005)

Entrando agora na zona dos filmes com uma inacreditável bilheteria que ficou ABAIXO dos 100 milhões. Começando por Elektra, o spin-off do também flop filme do Demolidor.

Publicidade

Mas uma aposta corajosa da Fox que não agradou MESMO, rendendo apenas 56 milhões na bilheteria MUNDIAL! NO MUNDO INTEIRO!

3. O Justiceiro (2004)

Publicidade

Outro filme com censura +18 e que também é adorado por muitos, a versão do Justiceiro interpretada por Thomas Jane marcou o público da Tela Quente, mas não nos cinemas.

O filme arrecadou um assustador valor de… 54 MILHÕES MUNDIAIS. Aqui não temos desculpa NENHUMA, já que o filme custou 33 milhões.

Publicidade

2. Howard: O Super-Herói (1986)

Os anos 80 estão cheios de filmes malucos dos mais variados. Uns viraram clássicos na Sessão da Tarde, enquanto outros ganham a medalha de prata na nossa lista de flops! Sabemos que é difícil comparar exatamente os mesmos valores de filmes com décadas de distância.

Publicidade

Mas não nesse caso! O filme do famoso Pato da Marvel, lá em 1986, rendeu risíveis 37 milhões de dólares no mundo inteiro.

1. O Justiceiro: Em Zona de Guerra (2008)

Publicidade

É aqui em que fãs da Marvel e até mesmo os fãs da DC choram. A segunda tentativa de levar Frank Castle às telonas, agora interpretado por Ray Stevenson, foi ainda pior que a anterior. 4 anos depois, o Justiceiro voltou aos cinemas e foi um fracasso AINDA MAIOR.

Mas você pode imaginar um fracasso e dificilmente acertaria. ‘Em Zona de Guerra’ arrecadou APENAS 10 MILHÕES DE DÓLARES. Fica pior quando lembramos que o filme custou 35 milhões. Não há censura 18 que justifique. Talvez o filme tenha arrecadado muito mais nas antigas locadoras.

Publicidade

Parabéns, Frank Castle!

            LEIA TAMBÉM!



Sair da versão mobile