PUBLICIDADE

Cronologia da Marvel Studios: Guia atualizado até a Fase 4 do MCU

Sempre quis entender direitinho toda a cronologia dos filmes do Marvel? Portanto, confira o nosso guia ATUALIZADO com o que sabemos da Fase 4!

PUBLICIDADE

A cronologia dos filmes da Marvel Studios exemplifica um dos maiores méritos e motivos de todo o sucesso do MCU. Afinal, desde 2008 o estúdio vem construindo uma narrativa complexa que se desencadeia e gera os acontecimentos de diversos filmes. Todos conectados e um interferindo no outro de alguma forma.

Temos exemplos bem claros do quanto a Marvel nunca deixa pontas soltas e sempre faz valer o seu plano. Como o retorno do Caveira Vermelha em Vingadores: Guerra Infinita, após ele ter sido transportado para o espaço no final de Capitão América: O Primeiro Vingador. Portanto, essa é uma informação obrigatória – ou no mínimo crucial – que você precisa ter quando for assistir Vingadores: Ultimato, por exemplo.

PUBLICIDADE

Os filmes da Marvel são basicamente como uma longa série de várias temporadas. E em séries vivemos vendo o retorno de assuntos, tramas e personagens mencionados ou vistos muitos anos atrás. E agora que estamos na época de hiato, aguardando o lançamento de Viúva Negra, a solução é olhar para trás e relembrar de toda a era da Saga do Infinito.

Esse ano teremos o início da promissora Fase 4 do MCU, o que só nos dá ainda mais saudade das antigas Fases 1, 2 e 3, que foram de 2008 até 2019. Nesse período tivemos 23 filmes ambientados em diferentes períodos da linha do tempo da Marvel Studios. Entretanto, até então, a maioria dos filmes costumava ser ambientado no MESMO ANO de seu lançamento.

PUBLICIDADE

Cronologia da Marvel: Qual a ordem certa para assistir os filmes da Marvel?

De tal maneira que, por exemplo: Os Vingadores foi lançado em 2012 e com a trama ambientada em 2012. O mesmo valendo para Capitão América: Guerra Civil, de 2016. Tivemos algumas pequenas exceções nesse período como o primeiro filme do Capitão, que obviamente foi ambientado na época da Segunda Guerra Mundial, e alguns filmes que se passassem ao longo de um ano ou mais, como Doutor Estranho (2016).

PUBLICIDADE

Esse conceito foi completamente alterado a partir do momento em que o Ultimato deu um salto de 5 anos no futuro, se passando em 2023. O que fez com que Homem-Aranha: Longe de Casa e todo o futuro do MCU na Fase 4 ocorra a partir desse momento, que é o ponto ATUAL da linha temporal dos filmes da Marvel.

[quads id=2]

PUBLICIDADE

Mas o que é o MCU? Caso você ainda tenha essa dúvida, a sigla vale para o Universo Cinematográfico da Marvel da Marvel Studios, reunindo vários filmes e personagens dentro de uma série inter-conectada de filmes e grandes eventos.

Por isso o Legado da Marvel traz para vocês um verdadeiro GUIA passeando por toda a linha temporal do MCU. Não só um guia como diversos caminhos e perspectivas sobre a ordem cronológica de todos os filmes da Marvel e da melhor maneira de assisti-los. Não só a melhor ordem de ver os filmes, mas também uma linha explicando melhor os eventos que ocorrem dentro até mesmo de um único filme.

PUBLICIDADE
rtc-config='{ "urls": ["https://udr.uol.com.br?tag=publicidade&fmt=amprtc","https://page-context.uol.com.br/api/get-amp-page-context?url={{escapeURL}}"], "vendors": {"prebidappnexuspsp": {"PLACEMENT_ID": "24660215"}}, "timeoutMillis": 1000}' class="i-amphtml-layout-fixed i-amphtml-layout-size-defined" style="width:320px;height:50px" i-amphtml-layout="fixed">

Filmes da Marvel Studios em Ordem de LANÇAMENTO!

Primeiramente, vale relembrar e mencionar o ponto de partida para qualquer lista, guia e ordem ideal para assistir. A primeira opção sempre será a boa e fiel ORDEM DE LANÇAMENTO. Assista aos filmes da maneira em que foram lançados, de forma que represente a mesma experiência de quem vêm assistindo esses filmes desde o seu primeiro ano.

    Fase 1:

    Fase 2:

    Fase 3:

    Fase 4:

Ok, estamos nos adiantando ao mencionar todos os lançamentos dos próximos 2 anos, mas essa é a lista base que seguiremos daqui em diante, e a MAIS RECOMENDADA caso algum ET caie na Terra agora e você o obrigue a fazer uma maratona Marvel/MCU desde o princípio. Não tem erro!

Mas, é óbvio… talvez só assistir os filmes da Marvel tal como seus lançamentos não tenha mais graça para você, fã obstinado e em busca de uma experiência mais imersiva em toda a cronologia de eventos do universo do MCU. Então fique calmo, porque também pensamos em você!

Ordem CRONOLÓGICA dos filmes da Marvel Studios!

1. CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR!

Quando o filme se passa: 1942, 1943 e 1945.

O filme é realmente o PONTO DE PARTIDA de todo o MCU (desconsiderando os Eternos, claro), afinal, ele já apresenta todos os principais elementos desse universo a partir dali. Temos a introdução do Capitão América: primeiro super-herói do mundo. Temos menção a Odin e a mitologia nórdica. A introdução da primeira Joia do Infinito no MCU, assim como personagens icônicos – além de Steve Rogers – como os Starks e Peggy Carter.

A trama se passa ao longo da Segunda Guerra Mundial, iniciando no momento em que o Caveira Vermelha encontra o Tesseract (1942), até o alistamento de Steve durante a Stark Expo em 1943. Steve é congelado em 1945, dando filme à guerra.

2. CAPITÃ MARVEL!

Quando o filme se passa: 1995

Um dos grandes atrativos que valeram à pena assistir a estreia da Capitã Marvel no Universo Cinematográfico da Marvel com certeza foi sua ambientação nos anos 90. Além de ser o primeiro filme do estúdio ambientado totalmente na década do tetra-campeonato do Brasil e do Backstreet Boys.

O filme traz a SHIELD expandindo seus limites e conhecimento sobre as ameaças do universo, assim como os primeiros anos de Nick Fury e até mesmo do Agente Coulson!

Além de mostrar que a ideia da “Iniciativa Vingadores” foi inspirada na Capitã Marvel, com o antigo apelido de Carol Danvers nas forças aéreas sendo usado como base para o projeto.

3. HOMEM DE FERRO!

Quando o filme se passa: 2009

É aqui que talvez a ordem cronológica do MCU fique um pouco complicada, mas fique tranquilo. O primeiro filme do Homem de Ferro foi lançado em 2008, mas informações futuras confirmam que a trama se passa em 2009! A revelação ao mundo inteiro de que Tony Stark era o Homem de Ferro ocorreu por volta de NOVEMBRO DE 2009.

Além de ter sido o primeiro filme da Marvel Studios, o longa marca a entrada dos Dez Anéis na cronologia da Marvel, assim como o momento em que a S.H.I.E.L.D. enfim recruta Tony Stark para dar continuidade à Iniciativa Vingadores. Vale lembrar que toda a tecnologia de Tony Stark e seu Reator Arc, veio em partes através dos estudos do Tesseract feitos pelo seu próprio pai desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

4. O INCRÍVEL HULK / HOMEM DE FERRO 2 / THOR!

Quando os filmes se passam: 2010

Eis aqui uma das coisas mais interessantes da Fase 1 e de todo o universo Marvel: foi confirmado que O Incrível Hulk, Homem de Ferro 2 e Thor se passam quase que ao mesmo tempo, todos muito próximos um do outro. Estima-se que os eventos dos 3 filmes tenham ocorrido no espaço de UMA SEMANA! Vale lembrar também que Homem de Ferro 2 se passa 6 meses após o primeiro filme de Tony Stark.

O fato é que a Stark Expo de 2010 não deixa dúvidas sobre quando a continuação do Homem de Ferro se passa. E é na cena pós-créditos desse filme que já vemos metade da história do Thor no Novo México em andamento. Ou seja, o Thor caiu na Terra na mesma época em que Justin Hammer fazia sua dancinha histórica na Stark Expo.

É logo após esses dois filmes que Tony Stark, aceito apenas como CONSULTOR da Iniciativa Vingadores, vai até o General Ross para contá-lo sobre a ideia. Isso ocorre durante a cena pós-créditos de O Incrível Hulk, que por ter sido lançado em 2008, muitos acham que ele se passa no mesmo ano.

5. OS VINGADORES!

Quando o filme se passa: 2012

O primeiro filme dos Vingadores é um dos principais exemplos dos filmes da Marvel ambientados no mesmo ano de seu lançamento. Nesse caso, a conexão é ainda mais literal, com os acontecimentos da Batalha de Nova York tendo ocorrido no dia 4 DE MAIO DE 2012.

Vale lembrar que 4 de maio foi o dia da ESTREIA do filme lá nos Estados Unidos, dia esse que marcou uma geração e mudou a história do cinema. Por mais que o filme tenha chegado aqui no Brasil ainda no final de Abril, a data permanece especial já que 4 de maio é o aniversário de quem vos escreve esse artigo. Salvem essa data! ;D

Além de todo os seus feitos históricos, o encerramento da Fase 1 do MCU continua ecoando até os dias de hoje, sendo o evento mais importante da história da Marvel. Não só a invasão de Loki e a formação clássica dos Vingadores, a trama trouxe também a Joia da Mente – ainda no Cetro – e a primeira aparição do Thanos, que ordenou o ataque à Terra para obter o Tesseract. Ou seja, desde 2012 os planos de Guerra Infinita já estavam em andamento!

6. LOKI!

Quando a série se passará: 2012 (2012 Alternativo)

Eis a nossa primeira inclusão na cronologia da Marvel de uma produção que AINDA vai ser lançada! E estou falando de LOKI, a série do Deus da Trapaça que chegará ao Disney+ no ano que vem. Entretanto, é aqui que teremos algumas observações interessantes sobre a linha do tempo e cronologia do MCU.

Afinal, a série do Loki começará logo após o vilão roubar o Tesseract dos Vingadores lá em 2012, durante o assalto no tempo de Vingadores: Ultimato. Ou seja, a série irá se passar, pelo menos a princípio em 2012. Na verdade, é a versão ALTERNATIVA de 2012 em uma outra linha temporal, modificada após a fuga do vilão.

Agora sabemos que a série terá a TVA (Autoridade de Variação Temporal)! Vemos o Loki capturado em uma prisão da agência, indicando que ele será preso logo após fugir com o Tesseract. E talvez seja assim que ele consiga viajar para os ANOS 70, como havia sido indicado pela primeira arte oficial do filme revelada por Kevin Feige.

Obviamente, não é muito recomendado você dar uma de maluco e querer assistir a série do Loki logo após o primeiro filme dos Vingadores, sendo – haha- o mais recomendado que você a assista dessa maneira apenas se for um dos monitores do multiverso e múltiplas linhas temporais. Se não, siga a assistindo logo após o Ultimato!

7. HOMEM DE FERRO 3!

Quando o filme se passa: 2012

O fim da trilogia do Homem de Ferro não apenas foi o início da Fase 2 do MCU, vindo na carona do hype do primeiro Vingadores, assim como ele se passa no MESMO ANO! Os eventos da invasão de Loki ocorrem em MAIO, e todo o trauma de Tony Stark e seu encontro com a Extremis ocorrem durante o NATAL daquele ano.

Homem de Ferro 3 não trouxe muitas conexões para o MCU como um todo, mas foi significante por mostrar Tony Stark retirando os estilhaços de seu peito, não precisando mais usar o Reator Arc. Obviamente, isso não impediu que o herói continuasse seus trabalhos, com a entrada de um Reator removível de seu peito, para energizar suas armaduras.

A trama do filme ocorreu em dezembro de 2012, mas faz sentido ele ter sido lançado em maio de 2013 devido ao fato do filme ser, na verdade, o Tony Stark contando todos esses acontecimentos MESES DEPOIS para o Bruce Banner. Com a cena pós-créditos do filme se passando já em 2013.

8. THOR: O MUNDO SOMBRIO!

Quando o filme se passa: 2013

Dentro da cronologia da Marvel, Thor: O Mundo Sombrio se inicia em 2012, exatamente após os eventos do primeiro Vingadores, com Thor levando Loki como prisioneiro para Asgard. Porém, a trama do filme avança bastante e se passa principalmente 2013, que é quando Thor termina sua jornada por restaurar a paz dos Sete Reinos.

É aí então que se iniciam os eventos do Alinhamento e a busca de Malekith pela Joia da Realidade! Embora não tenhamos dúvida sobre quando o filme se passa, a data fora confirmada também em Vingadores: Ultimato, sendo 2013 o ano em que o Thor volta para retirar o Éter de Jane Foster durante o Assalto no Tempo.

9. CAPITÃO AMÉRICA: O SOLDADO INVERNAL!

Quando o filme se passa: 2014

A segunda aventura solo do Capitão América também é um dos melhores filmes para assistir após o primeiro Vingadores! Afinal, o filme também começa trazendo um poucos das consequências da Batalha de Nova York, mas dessa vez sob a perspectiva da SHIELD e seus agentes, como Steve Rogers e Natasha Romanoff.

Além de introduzir o Falcão, o filme eterniza 2014 como uma das datas mais importantes na cronologia Marvel. Afinal, é aqui onde ocorre a queda da S.H.I.E.L.D. como conhecíamos, com a absurda invasão da HYDRA. Todo o processo de destruir a HYDRA de uma vez por todas – mais ou menos – teve início aqui e desencadeia diretamente nos eventos de Era de Ultron!

É em 2014 também o momento onde Steve Rogers descobre que Bucky foi o responsável pela morte de Howard e Maria Stark! O longa traz também pela primeira vez a Wanda e o Mercúrio. Embora o velocista morra durante a Batalha de Sokovia, Wanda permanece no universo Marvel e cada vez mais importante! É aqui onde descobrimos que a Joia da Mente, através do Cetro de Loki, fora responsável por gerar os poderes dos “milagres”.

10. GUARDIÕES DA GALÁXIA / GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL. 2!

Quando os filmes se passam: 2014

2014 foi um ano igualmente importante no MCU tanto na Terra quanto no espaço! Afinal, foi nesse ano onde tivemos a primeira reunião dos Guardiões da Galáxia! O Vol. 1 é um dos filmes mais importantes da Fase 2, por apresentar elementos importantíssimos para a FASE 3, de jeito que ninguém imaginaria.

Afinal, o filme introduz a Gamora (obviamente), que é a ÚNICA pessoa que sabia da localização da Joia da Alma. Além de introduzir também o Thanos, agora interpretado por Josh Brolin. É nesse período também onde a Joia do Poder passa a ficar sob a posse da Tropa Nova em Xandar.

E mesmo tendo sido lançado 3 anos depois em 2017, Guardiões da Galáxia Vol. 2 é basicamente uma continuação direta do primeiro filme. Já que os eventos do Vol. 2 ocorrem apenas 2 MESES após o fim do primeiro filme. É por isso que o Vol. 2 é um filme livre e independente do andamento da trama do MCU, não trazendo nenhuma participação do Thanos ou alguma Joia do Infinito.

O longa termina também com o Groot ainda no modo bebê. Mas durante uma de suas 5 cenas pós-créditos, já o vemos no modo adolescente, mais próximo de como o veríamos no ano seguinte em Guerra Infinita! De qualquer forma, em uma maratona, o Vol. 1 e Vol. 2 funcionam perfeitamente juntos, já que não existe nenhum filme ou informação necessária entre ambos.

11. VINGADORES: ERA DE ULTRON!

Quando o filme se passa: 2015

3 anos depois tanto na vida real quanto na ordem cronológica dos filmes da marvel temos a tão aguardada sequência dos Vingadores, com título em referência ao famoso arco das HQs. Porém, apesar de Ultron ser um oponente icônico e tenha muito valor por si só, no MCU o vilão está atrelado a uma cadeia de eventos da saga Marvel.

Primeiro, que os eventos do filme ocorrem em consequência da missão dos Vingadores atrás da última base da HYDRA, comandada pelo Barão Von Strucker. Onde eles recuperam o Cetro de Loki, que se torna mais uma vez o artefato principal da trama, com Ultron retirando dele a JOIA DA MENTE.

A Joia da Mente criou os poderes de Wanda, Mercúrio, foi usada no mecanismo artificial que gerou o Ultron, e por fim acaba parando – e gerando vida – no Visão! O filme também menciona Wakanda pela primeira vez, assim como a introdução do grande ladrão de Vibranium: Ulysses Klaue.

2015 também fica marcado por trazer a devastadora Batalha de Sokovia, com grandes consequências futuras. Assim como o Thor percebendo um jogo obscuro pelas Joias do Infinito e a inauguração da nova Base dos Vingadores em NY, não sendo mais a antiga Torre Stark. Na nova base temos também a efetivação de Falcão e Wanda como vingadores e o desaparecimento de Hulk no Quinjet da equipe.

12. HOMEM-FORMIGA!

Quando o filme se passa: 2015

O primeiro Homem-Formiga foi um digno e feliz encerramento para a Fase 2 do MCU, assim como uma continuação direta de alguns eventos de Vingadores: Era de Ultron. Embora o filme seja bastante independente e focado em Scott se tornando o Homem-Formiga e todos os roubos relacionados à trama, o longa trouxe algumas atualizações sobre a situação do MCU no mesmo ano.

É onde vemos uma missão de invasão à nova Base dos Vingadores, onde o Falcão é o segurança responsável por confrontar Scott, que sai vitorioso do duelo. O filme traz também a primeira vez em que Scott viaja até o Reino Quântico, com um breve vislumbre de Janet. Por fim, vemos que Sam Wilson está usando todos seus contatos para tentar encontrar o Homem-Formiga, uma ajuda muito bem vinda futuramente.

13. CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL!

Quando o filme se passa: 2016

O terceiro filme do Capitão América trouxe um dos momentos mais importantes da história do MCU. Afinal, é aqui onde temos a cadeia de eventos que afetarão todo o cenário dos super-heróis na Terra, principalmente os Vingadores. Graças ao Zemo, os eventos do passado do Soldado Invernal são tragos à tona para causar uma implosão nos Heróis Mais Poderosos da Terra.

É o Zemo quem causa a explosão que mata T’Chaka, o pai de T’Challa e coloca Bucky como um fugitivo, o que leva ao épico confronto no aeroporto entre o #TeamCap e #TeamStark. Graças ao Acordo de Sokovia, todos os heróis capturados na batalha são presos pelo governo. Após isso, vemos o momento onde Tony Stark descobre que seus pais haviam sido assassinados pelo próprio Bucky.

Por fim, o filme traz um grupo completamente quebrado, sem a existência dos Vingadores como conhecíamos. Steve Rogers, Sam, Bucky, Natasha terminam fugitivos enquanto o Gavião Arqueiro e Homem-Formiga fazem um acordo de prisão domiciliar. Mas a maior importância do filme talvez seja a inclusão do Homem-Aranha, e o início da relação de pai-e-filho entre Tony Stark e Peter Parker!

14. VIÚVA NEGRA!

Quando o filme se passará: 2016

Além de Loki, Viúva Negra é outra produção da Fase 4 do MCU que promete revirar e adicionar novos eventos à linha cronológica da Marvel. Já que até onde sabemos o filme irá começar EXATAMENTE após os eventos de Guerra Civil, com Tony Stark mandando Natasha fugir antes que o governo chegue até ela.

Sendo o caso, o filme se iniciará em 2016, podendo se prolongar até o ano seguinte. Mas no máximo, o filme terá que terminar antes de 2018, que é quando ocorre os eventos de Guerra Infinita! Além da ambientação em 2016, o filme deverá trazer flashbacks do passado de Natasha nos anos 90, durante seus anos de treinamento.

15. PANTERA NEGRA!

Quando o filme se passa: 2016

Pantera Negra se inicia pouquíssimo tempo após os eventos de Guerra Civil, já que vemos todo o preparo para que T’Challa assuma o Trono de Wakanda! O filme não traz nenhuma outra grande conexão ou interferência na linha de eventos da Marvel, portanto, é a melhor escolha para você conferir logo após assistir Capitão América: Guerra Civil.

Além de introduzir uma Wakanda aberta ao mundo, fica estabelecida a palavra de T’Challa ao Steve Rogers, e vemos Bucky tendo sua mente restaurada lá, enquanto o próprio ex-Soldado Invernal continua sendo protegido, principalmente do governo americano.

16. HOMEM-ARANHA: DE VOLTA AO LAR!

Quando o filme se passa: 2016 / Flashback de 2012

É aqui que o estudo da ordem cronológica dos filmes da Marvel realmente necessita muita, muita atenção. Já que Homem-Aranha: De Volta ao Lar traz o maior erro de continuidade já feito pelo MCU. Caso você não se lembre, logo após a logo dos estúdios, o filme traz um flashback da Batalha de Nova York em 2012!

Lá vemos Adrian Toomes muito antes de virar o Abutre, e outros funcionários da prefeitura cuidando da limpeza da cidade após a batalha dos Vingadores. Quando entra a patrulha do Controle de Danos, é quando o corretíssimo pai de família decide se voltar contra o sistema, e contra Tony Stark. Porém, o problema vem logo depois disso.

Quando o filme pula de volta para o tempo atual da trama, é dito que se passaram “OITO ANOS”. O que é completamente IMPOSSÍVEL! Afinal, a Batalha de Nova York ocorreu em 2012. Se De Volta ao Lar se passasse 8 anos depois disso, seria em 2020! Por que isso é impossível? Pois o filme se passa ALGUNS MESES DEPOIS de Guerra Civil, que é oficialmente ambientado em 2016.

Esse é um erro grotesco que temos que simplesmente ignorar, porque o primeiro Vingadores NÃO se passa em 2008. Portanto, se passaram apenas 4 ANOS desde o evento em Nova York, e De Volta ao Lar se encontra em 2016. Certinho?!

Apesar desse erro imperdoável, o filme é um ponto importante no MCU ao aprofundar mais a relação entre Tony Stark e Peter Parker. O filme desenvolve a responsabilidade adquirida por Tony após incluir Peter em meio à grande briga dos Vingadores na Guerra Civil.

17. DOUTOR ESTRANHO!

Quando o filme se passa: Começo de 2016 até o começo de 2017

Por muito tempo, a estreia do Doutor Estranho no MCU foi alvo de uma teoria completamente errada sobre a cronologia da Marvel. Afinal, quando Stephen Strange sofre o seu fatídico acidente de carro, ele analisa a proposta de cuidar de um militar que havia ferido gravemente sua coluna em uma armadura experimental.

Muitos fãs imaginaram que, por ser mencionado em 2014 no Soldado Invernal, Stephen Strange já fosse um mago por volta dessa época. O que fez os fãs criarem a teoria de que o militar ferido é na verdade o piloto de testes de Justin Hammer visto no começo de Homem de Ferro 2. O que colocaria os eventos do filme de 2010 em diante, passando por TOOOODO o MCU.

Por mais incrível que isso seja, a teoria está completamente errada. Doutor Estranho se inicia em Fevereiro de 2016, e se desenrola ao longo de mais de um ano, com a batalha final contra Dormammu e o Ataque no Sanctum de Hong Kong ocorrendo no começo de 2017. Isso já era um fato, mas quer mais uma confirmação?

Eis que em Vingadores: Ultimato, durante o Assalto no Tempo em 2012, a Anciã menciona a Bruce que Strange estava realizando uma cirurgia naquele exato minuto. E diz também que Bruce estava 5 anos adiantado caso quisesse falar com o Doutor Estranho como mago. 5 anos depois de 2012 dá…. 2017!

A cena pós-créditos do filme se encaixa com o começo de Thor: Ragnarok, após alguns meses de Strange assumir maior responsabilidade no Sanctum de Nova York. O filme também desempenha papel importantíssimo na cronologia Marvel por apresentar a Joia do Tempo!

18. THOR: RAGNAROK!

Quando o filme se passa: 2017

Thor: Ragnarok é o último filme que você precisa assistir antes de chegar a vez de Guerra Infinita na sua maratona pela cronologia da Marvel! O filme foi a principal última parada antes do grande evento que redefiniu o MCU completamente, e introduziu principais elementos do que estaria por vir.

Após a morte de Odin e a perda do Mjolnir, vemos Thor numa rota de destruição. Ele perde o olho, assim como precisa sacrificar e destruir Asgard para que seu povo permaneça vivo, e tenha uma chance de matar a Hela de uma vez por todas.

Em 2017, pouco após os eventos de Doutor Estranho, o futuro Mago Supremo leva Thor e Loki até o lugar onde Odin se encontrava. No mesmo ano temos o glorioso reencontro entre Thor e o Hulk, perdido pelo espaço desde 2015. É aqui também onde conhecemos a Valquíria.

Após a destruição de Asgard, os sobreviventes liderados por Thor seguem numa jornada no espaço ao longo de alguns meses, até que em 2018 uma nave gigantesca se aproxima deles. Embora a passagem de tempo do final do filme até a cena pós-créditos seja um pouco duvidosa, é um fato que o ataque na nave ocorre em 2018, dando início à Guerra Infinita!

19. HOMEM-FORMIGA E A VESPA!

Quando o filme se passa: 2018

Antes de você assistir Homem-Formiga e a Vespa, vale a consideração de que podemos encaixar o filme de 2 formas na sua maratona cronológica do MCU. A que faz mais sentido quando falamos de CRONOLOGIA, é de que você assista esse filme ANTES de Guerra Infinita.

Ok, eu sei que o filme mostra a morte de Hank Pym, Janet e Hope após o Estalo de Thanos e o fato de que Scott Lang fica preso no Reino Quântico. Mas isso tudo ocorre durante a cena PÓS-CRÉDITOS do filme, se passando algumas semanas após os principais eventos da trama, como o resgate de Janet e as batalhas contra a Fantasma.

Ou seja, a principal treta do filme (ou o filme em si) já havia se encerrado no momento em que o Hulk chega à Terra para avisar a todos sobre o eminente ataque do Thanos! Por isso, faria mais sentido você assistir primeiro Homem-Formiga e a Vespa e só depois partir pra Guerra Infinita!

De resto, apesar de não atribuir muito para a cronologia do MCU, o longa se passa 2 anos após os eventos de Capitão América: Guerra Civil, e mostra os últimos dias do período de prisão domiciliar enfrentada por Scott Lang. É aqui também onde temos a indicação de que o Reino Quântico pode proporcionar uma viagem no tempo.

20. VINGADORES: GUERRA INFINITA!

Quando o filme se passa: 2018

10 anos de espera, 10 anos da construção fantástica de uma história que se desenrolou até chegar o momento de assistir Guerra Infinita! O filme continua um verdadeiro épico e conecta tudo o que vimos antes no MCU de uma maneira fantástica, dando espaço a todos os personagens, assim como fizeram um trabalho perfeito ao provar que Thanos é o vilão mais icônico desse século.

O filme está perfeitamente bem encaixado na cronologia do MCU, e ainda re-re-confirma que o primeiro filme dos Vingadores se passa em 2012, quando Tony menciona que está à 6 anos com a ameaça de Thanos em sua cabeça. O final do filme ocorre simultaneamente com a sua própria cena pós-créditos, assim como a pós-créditos de Homem-Formiga e a Vespa e a cena inicial do Ultimato, que falaremos agora!

21. VINGADORES: ULTIMATO!

Quando o filme se passa: 2018 / 2023 (Ponto de partida para todas as viagens feitas ao passado)

Após mais de 20 FILMES em uma maratona, chegou a hora de assistir um dos maiores filmes de super-heróis na história do cinema, assim como o maior lançamento e bilheteria de 2019 (também a maior bilheteria do cinema). Vindo após da trilogia perfeita dos Vingadores, o Ultimato é a despedida da formação clássica da equipe, assim como o fim de uma geração de heróis no MCU, e o início de uma nova Era.

Vingadores: Ultimato começa mostrando um ponto de vista não visto durante Guerra Infinita: o do Gavião Arqueiro! Logo na primeira cena, vemos o que aconteceu com Clint durante o Estalo de Thanos, com toda a sua família virando pó sem ele ter a MÍNIMA ideia do que estava acontecendo.

Após isso, a trama nos leva para três semanas depois do Estalo, com Tony Stark e Nebula prestes a morrer à bordo da Benatar. Após o resgate feito pela Capitã Marvel, o que sobrou dos Vingadores descobre a localização do Thanos, onde o Thor decide decapitá-lo. Obviamente, de nada adiantou já que as Joias do Infinito haviam sido destruídas pelo Titã Louco, sem a menor chance de reverter o Estalo.

Portanto, o único caminho a se seguir é adiante. Dessa maneira, o filme quebrou a conexão dos filmes da Marvel de acordo com seus anos de lançamento, e pulou simplesmente 5 ANOS! De 2018, o ponto atual da cronologia do MCU se encontra em 2023, que é onde ocorre praticamente todo o Ultimato.

Como fica a cronologia mesmo com a viagem no tempo?!

Sim, o filme traz viagem no tempo, o que nos leva a diferentes épocas como 1945, 1970, 2012, 2013 e 2014. Porém, nada disso é forte no filme a ponto de alterar a ordem em que você deva assistir ao Ultimato, já que o ponto de vista dos personagens principais é de viajantes do tempo de 2023!

É durante essas viagens no tempo onde o plano de Tony Stark e Scott Lang dá errado e o Loki acaba fugindo com o Tesseract. É a partir daí que se cria a linha do tempo alternativa de 2012, que dará início à série do Deus da Trapaça.

Portanto, o filme estabelece como ponto central que todo filme adianta na cronologia da Marvel, se passará de 2023 em diante! Com muitos filmes da Marvel Studios ocorrendo todos os anos, não vai demorar muito até alcançarmos 2023 e voltar a ter os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel em tempo real!

22. WANDAVISION

Quando a série se passa: 2023

WandaVision se tornou na primeira série da Marvel Studios e no GRANDE INÍCIO da Fase 4 do MCU. Cronologicamente essa decisão de adiantar a série fez todo o sentido.

Já que os eventos da série ocorrem apenas 3 SEMANAS depois do final de Vingadores: Ultimato. Não é à toa, vemos Monica Rambeau nessas 3 semanas depois de ter voltado à vida com o Estalo do Hulk.

23. FALCÃO E SOLDADO INVERNAL!

Quando a série se passa: 2023

Apesar de dar continuidade direta à cena final do Ultimato, com Sam lidando com o grande presente de Steve Rogers, os eventos da série ocorrem SEIS MESES depois da grande batalha contra Thanos.

24. SHANG-CHI E A LENDA DOS DEZ ANÉIS

Quando o filme se passa: Começo de 2024

Shang-Chi é um dos filmes menos definidos com muita precisão, mas temos uma ideia. O fato é que o filme se passa depois do Ultimato.

E tudo leva a crer que os eventos do filme ocorrem no primeiro semestre de 2024, já que a vó da Katy menciona o Festival Qingming, o dia dos mortos da cultura chinesa. Que ocorre sempre na primeira semana de Abril.

Então, deve ser esse o mês de onde vemos o Shaun se transformar no Mano do Busão e etc.

25. HOMEM-ARANHA: LONGE DE CASA!

Quando o filme se passa: 2024

Homem-Aranha: Longe de Casa foi o último filme da Fase 3 do MCU e da Saga do Infinito, dando continuidade aos eventos de Vingadores: Ultimato. É, além de obrigatório, um filme perfeito para se assistir após o Ultimato justamente pela abordagem do luto pela morte de Tony Stark. Funcionando como uma despedida e superação tanto para Peter Parker quanto para o público.

Curiosamente, o filme ajuda a redefinir a ambientação dos futuros filmes da Marvel, se passando durante o meado de 2024, sendo oito meses depois dos eventos do Ultimato. Mesmo o filme tendo estreado apenas 2 meses depois do quarto Vingadores.

26. ETERNOS

Quando o filme se passa: Meados de 2024

Apesar do filme mostrar cenas ao longo dos séculos, os principais eventos de Eternos se passam durante o verão americano de 2024, por volta do meio do ano.

O produtor Nate Moore esclareceu que o filme deve se passar mais ou menos ao mesmo tempo que Longe de Casa.

27. HOMEM-ARANHA: SEM VOLTA PARA CASA

Quando o filme se passa: 2024

Homem-Aranha 3 começa EXATAMENTE depois da última cena de Longe de Casa, ou seja, nos mesmos 8 meses depois do Ultimato.

Porém, temos uma passagem de tempo ao longo do filme, que termina no Natal de 2024, mesma época que os eventos da série do Gavião Arqueiro.

28. GAVIÃO ARQUEIRO

Quando o filme se passa: Natal de 2024

Como dito acima, a série do Gavigod ocorre durante a semana do Natal. Sendo o ponto máximo do MCU de qualquer lançamento até o começo de 2022.

 

 GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL. 3!

Quando o filme se passará: Após os eventos de Thor: Amor e Trovão

Encerrando nossa lista com uma posição definida em meio à indefinição. Afinal, não sabemos exatamente ONDE Thor 4 vai se encaixar na cronologia do MCU.

Mas o fato é que o terceiro filme dos Guardiões se passará DEPOIS de Thor 4. Não serve muito por enquanto, mas é sempre bom ter essas coisas em mente. Sabemos que vocês gostam!

Enfim, qual a ordem certa para assistir os filmes da Marvel? É você quem decide! Tanto pela ordem de lançamento quanto pela ordem cronológica teremos uma experiência sempre agradável que é revisitar os eventos do MCU! Comente logo abaixo qual você prefere, e siga de olho no Legado da Marvel para mais novidades!

PUBLICIDADE

Sair da versão mobile